As estratégias de marketing são dinâmicas planejadas para alcançar determinado objetivo e, em se tratando de marketing digital, somam em torno de 12 práticas, que envolvem recursos, conhecimento e ações utilizadas pela Internet para divulgar e vender seus produtos e serviços.
Nas pequenas e médias empresas – perfil dos negócios locais -, um número menor de estratégias de marketing digital é colocado em prática. Segue, no texto, algumas dinâmicas que se destacam pelo uso da maioria delas:
- Redes Sociais – Facebook, Instagram, Youtube e outras
Uma estratégia de marketing digital amplamente usada pelas empresas que desejam trocar ideias, informações, entretenimento, divulgar e vender seus produtos e serviços. A maneira orgânica de se comunicar – isto é, gratuitamente – ainda é a forma mais usada. O aspecto de impulsionar postagens – pagar para alcançar mais pessoas –, é muito utilizada pelas empresas que entenderam a importância do marketing nas redes sociais para impactar o público-alvo com suas mensagens publicitárias.
Certamente, o Google é a maior plataforma de busca da Internet no Brasil. Também aquela que dispõe de várias ações para divulgar produtos e serviços das empresas. Gratuitamente, a plataforma oferece os serviços do Google “Meu Negócio” para as organizações divulgarem o seu perfil. No formato pago, são diversas campanhas que podem ser feitas no Google, sendo a mais conhecida a de palavras-chaves. A cada ano, o Google torna mais acessível a divulgação na sua plataforma.
- Marketing de Conteúdo
Ainda que seja confundido com conteúdo – a produção simples de texto e imagem –, o marketing de conteúdo é uma estratégia ampla, mas que tem sua essência no estudo profundo da persona (a simulação do cliente ideal). A partir do comportamento, das motivações, dos desafios e das preocupações da persona, é produzido o material de divulgação, buscando uma maior empatia com o público.
- E-mail Marketing
A automação de envio de e-mails é uma mecânica válida e muito usada para interagir na web. Ela é uma estratégia que faz parte de ações do funil de vendas e tem como propósito o relacionamento da marca com as soluções buscadas pelas pessoas.
Como foi afirmado no início do texto, essas são apenas algumas estratégias de marketing digital. É importante não as confundir com a simples presença na Internet, porque essas estratégias possuem características próprias, com propósitos e resultados a serem alcançados. No marketing digital, tudo é planejamento!
Caso sua empresa necessite de uma consultoria em estratégia de marketing digital, entre em contato. Clique no LINK abaixo para ser direcionado para o Whatsapp da Oficina de Propaganda:
Também visite nosso SITE e baixe um ebook especial sobre tráfego pago.
Aristoteles Cupolillo – Consultor e Especialista em Marketing Digital e Comunicação